quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Um Domínio de Primeiro Nível para os Açores (zi)

A modernização das sociedades actuais, do ponto de vista económico e social, depende, entre outras coisas, de uma rápida adaptação às novas tecnologias informáticas, nomeadamente à internet.

Sendo este meio um espaço global por excelência, cada vez mais complexo e saturado de informação, possui uma importância vital, para as nossas empresas, instituições e serviços (para efeitos de defesa da marca e identidade comercial, cultural e política), a possibilidade de identificação, das respectivas páginas, à RAA, através do uso de um domínio de primeiro nível na internet.

A normativa de concessão destes domínios é da responsabilidade da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN). A lista ISO3166 contém todos os domínios reconhecidos e nela podemos encontrar sobretudo países independentes, embora existam muitos territórios autónomos, sobretudo Arquipélagos, que conseguiram a sua inscrição.

Tendo em conta a importância estratégia desta medida e a mais valia que ela terá para os Açores, a nossa proposta é que seja criado, com celeridade, um domínio próprio para a nossa Região. Uma vez que az já foi atribuído ao Azerbeijão, propomos o domínio zi (Azores Islands).