domingo, 20 de abril de 2008

A Pax Romana

Realizou-se, neste fim-de-semana, ao melhor estilo de um qualquer regime ditatorial, o Congresso do PS-Açores. O glorioso César superou-se a si próprio – o seu recorde pessoal era já um impressionante 99,6% – tendo agora conseguido 100% de adesão à sua moção de estratégia.

Um último rumor dionisíaco pareceu, por momentos, destoar ligeiramente a ode triunfal do regime. Ao seu melhor estilo, o sempre destemperado Dionísio ouviu falar em festa e resolveu aparecer, como sempre fez, na Primavera. Um qualquer zelota do regime terá sido encarregue de dizer ao velho Dionísio que o seu Inverno já chegara, tendo-o assim remetido para o Olimpo do esquecimento.

O império ideológico do novo César junta socialistas e não socialistas, oportunistas de última hora e oportunistas de sempre. A Pax Romana estende-se agora a quase todo o território insular.

No entanto, no limite Ocidental do Império, na minúscula ilha do Corvo, na esteira dos velhos fundadores anti-salazaristas do PPM, resiste um pequeno grupo de amantes da liberdade.