segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Criação


O actual regime socialista açoriano nasceu em 1996, em resultado do crepúsculo de um PSD-Açores decrépito e atarefado, à maneira dos velhos samurais, na execução do haraquiri.

A adaga utilizada chamou-se Álvaro Dâmaso, que aliou a sua natural aptidão para coveiro, com a bonomia do último Presidente do Governo Regional dos Açores do PSD, Madruga da Costa, um político empenhado em entrar para a história justamente com esse título: o último presidente regional açoriano do PSD.

O Carlos César nunca os esqueceu e, recentemente, atribuiu-lhes, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao PS e a ele próprio, duas comendas: o de Presidente da Agência para o Investimento nos Açores, para o amigo Álvaro e o de administrador não executivo do conselho de administração da EDA, para o amigo Madruga.

Já só lhe falta agraciar o mentor maior desta “transição”, o Dr. João Bosco Mota Amaral. Podem chamar-lhe tudo, mas mal-agradecido é que o Carlos César não é.

O resto é história. O jovem Adão socialista – recém emergido das catacumbas do poder socialista, local onde deixou mumificados os velhos líderes do PS-Açores – não deixou escapar a oportunidade. Apropriou-se, para todo sempre, do Paraíso e tarda em deixar descendência.

Não sei se é protecção divina ou a estrelinha da sorte, mas alguma coisa o homem tem. Ao Napoleão, a história reservou o Wellington. Ao primeiro César, a história reservou o Marcus Junius Brutus. Contra ele, no entanto, os ventos da história empurraram o … Costa Neves, uma espécie de Cleópatra da política açoriana, mas sem poder de sedução e sem veneno. Fica o resto.