sexta-feira, 4 de julho de 2008

Ganhou o Rui Goulart


Vi a entrevista do Costa Neves na RTP/Açores. Não simpatizo, em absoluto, com o personagem, que considero um eterno encalhado da política. Do seu trabalho político ou profissional não recordo um único momento de brilho.

Como Ministro da Agricultura só me recordo dele em dois momentos “quase” estelares: o primeiro foi a notoriedade que alcançou como testemunha de um pequeno acidente aéreo. Durante dois dias, o então Ministro da Agricultura exibiu a sua vasta experiência de voo e logrou aparecer em vários noticiários (foi o zénite do seu consulado). O segundo momento foi uma espécie de "trailer" do filme "Call Girl", só que aqui o ex-ministro era mesmo inocente (coisa de que não duvido).

Voltando à entrevista, considero que esta foi, jornalística e politicamente, um desastre. Alguém – que não eu que cortei relações com um serviço público de televisão que é o gémeo siamês do seu homólogo da Coreia do Norte – tem de explicar ao jornalista Rui Goulart a diferença entre uma entrevista e um debate.

Como adversário de Costa Neves neste debate, o Rui esteve ao seu melhor nível. Deixou o seu adversário sem oxigénio, levando-o a uma postura belicista que se caracterizou pela constante exibição do dedo indicador, sempre bem “espetadinho”, na direcção do seu oponente e dos espectadores. Para além disso, ainda foi possível observar, ao de leve, uma teimosa espumazinha branca junto ao lábio do líder laranja.

Para além de ter perdido a compostura, o Costa Neves também foi derrotado, no conteúdo político e na exibição estatística, pelo Rui. No fundo, o Costa Neves não conseguiu explicar como compatibilizará o aumento da despesa pública que as suas propostas comportam, com a diminuição das receitas fiscais que as suas propostas também prevêem.

Em contrapartida, o Rui Goulart esteve muito bem na defesa da justiça social e na explicação detalhada dos gráficos do Serginho, o mago insular das finanças.

Mesmo no final, o Rui, para não deixar qualquer dúvida em relação ao resultado do debate, fez uma desapiedada alusão à “Grande Berta”. Completamente obliterado, o pobre do Costa Neves balbuciou qualquer coisa que não logro recordar. Tudo terminou aí. Bom trabalho Rui! Parabéns!