quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pior É Possível


Confesso, para não ser hipócrita, que já esperava as críticas do PSD à candidatura do Gonçalo da Câmara Pereira ao círculo eleitoral da ilha de São Miguel. Esperava um exercício de xenofobia e o habitual circo antimonárquico. Nenhuma surpresa por aí.

Quanto ao mensageiro do insulto e da desclassificação de matriz jingoísta, também confesso que aguardava que fosse protagonizada por alguém que fizesse do fanatismo partidário uma escada de ascensão partidária.

Alguém que se possa definir como hagiógrafo acrítico e cujo estilo de actuação partidária é uma mistura de militante estalinista e de agitador peronista. Em síntese, alguém ainda pior que o já célebre arquétipo do socialismo cristão-novo: o Dr. André Bradford. Sim, porque pior é sempre possível.

Vai daí aparece-me o também já célebre Eng.º Paulo Ribeiro. Tenho de lhe agradecer o facto de, ocupado como está na produção do material associado à canonização do Dr. Costa Neves, ainda ter tido tempo para produzir um panfleto antimonárquico que certamente figurará nos anais (literalmente) da blogosfera portuguesa como um dos mais inspirados libelos desta natureza.

Vergado, como me sinto, à qualidade dos argumentos deste empedernido hagiógrafo laranja só me resta fazer uma pergunta inocente. Sendo a candidatura de um alentejano nos Açores um acto de colonialismo, como se deverá chamar a candidatura de um açoriano no Alentejo (Portalegre)?