domingo, 1 de março de 2009

O Profeta do Messias

O deputado socialista Berto Messias é um ilustre desconhecido do grande público. É uma injustiça que lhe fazem. Para mim ele é o mais importante dos deputados socialistas.

Todas as semanas debita banalidades e vulgaridades na imprensa local, num incessante exercício escolástico. Não se pense que este esforço não é importante. A governação socialista é tão fantasiosa que a simples persistência de um cultor do óbvio é uma apreciada jangada de sobrevivência da razão.

Mas o Berto Messias é mais que isso. É o símbolo da mudança política na primeira fila da bancada parlamentar do PS-A. Um profeta que faz do seu nome uma espécie de “anunciação”.

Cada vez que ouço a verificação do quórum parlamentar lá se ouve a música celestial para os ouvidos dos social-democratas: existe um Messias e o seu nome é o género masculino de Berta. É sempre um momento de fé e de esperança.

Imaginem que existia um jota laranja chamado o Messias é o César. Teria chegado a deputado do PSD? Não quero ser má-língua, mas acho que o PSD teria sido muito mais castrador que o PS neste tipo de episódio. Enfim, nem tudo é mau no PS-A e este fenómeno demonstra que ainda existe uma réstia de humanidade no Império do César.

Acontece que o jovem Berto Messias não quer permanecer apenas uma espécie de profeta-símbolo de um futuro cintilante e redentor. Assim, brindou-nos com um artigo de opinião radioso. O título do artigo é: “Todos contra o PS !!”. Ora isto é muito mais que uma ajuda involuntária derivada do Baptismo. Com este artigo o Berto Messias reconheceu uma realidade pouco abonatória para o PS-A e poupou-me o esforço de criar um slogan para a próxima campanha eleitoral.

Este artigo representou a iniciação do deputado Berto Messias na nobre arte da oposição consciente e das profecias. Os ritos iniciáticos dos profetas messiânicos não são fáceis. Senão, veja-se o que aconteceu ao Profeta Isaías: “O capítulo 6 do livro informa sobre o chamamento de Isaías para tornar-se profeta através de uma visão do trono de Deus no templo, acompanhado por serafins, em que um desses seres angelicais teria voado até ele trazendo brasas vivas do altar para purificar os seus lábios a fim de o purificar do seu pecado.”

O Antigo Testamento é sempre um pouco … violento. Foi preciso coragem. Obrigado e força Berto Messias. Agora é sempre para a frente.