sábado, 8 de maio de 2010

Comemoração Republicana


"Os partidos políticos representados na Assembleia Legislativa dos Açores não conseguiram chegar a um acordo quanto às personalidades que serão condecoradas nas comemorações do Dia da Região, que se assinala esta ano a 24 de Maio, no Corvo.

A lista com o nome de 31 personalidades e instituições, que deverá ser aprovada pela maioria socialista na sessão plenária que começa a 18 de Maio, não reuniu o consenso de todos os partidos, segundo apurou ontem a Lusa junto de fontes partidárias.

O PSD manifestou o seu descontentamento por o PS ter avançado com uma proposta sem que tivesse sido obtido um acordo, enquanto o PPM se pronunciou contra a proposta por ela contemplar Manuel de Arriaga e Teófilo Braga, os açorianos que foram os dois primeiros presidentes da República Portuguesa.

António Marinho, líder parlamentar do PSD/Açores, criticou a "postura" dos socialistas, que acusou de não terem procurado o consenso ao "apresentar uma proposta como facto consumado".

Por seu lado, o PPM entende que "não existe nada para comemorar em relação à implantação da I República", considerando os monárquicos que ela resultou "do derrube de forma violenta de um regime político que era certamente um dos mais democráticos da Europa na época".

A lista das condecorações proposta pela maioria dos deputados inclui a atribuição da Insígnia Autonómica de Valor, a mais importante da região, ao faialense Manuel de Arriaga e ao micaelense Teófilo Braga.

A Insígnia de Reconhecimento deverá ser atribuída, entre outras personalidades, ao ex-deputado socialista Cunha de Oliveira, ao militar de Abril Ernesto Melo Antunes e aos antigos membros do governo regional Carlos Corvelo e Raul Gomes dos Santos.

O jornalista Gustavo Moura, os escritores Daniel de Sá, Álamo Oliveira e Eduíno de Jesus, o dramaturgo Norberto Ávila, o pintor Nuno da Câmara Pereira e o ex-autarca Rui Meireles são outros nomes que deverão receber esta distinção.

Por seu lado, a atribuição da Insígnia de Mérito Profissional deverá ser entregue, a título póstumo, aos médicos Estrela Rego, Homem de Gouveia e a George do Nascimento.

Entre as personalidades que deverão ser condecorados encontram-se também o advogado Carlos Melo Bento, o dirigente comunista José Decq Mota, o jornalista Ruben Rodrigues e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, Francisco da Silva Ferreira.

A cerimónia oficial do Dia dos Açores vai ser realizada este ano no Corvo, a mais pequena ilha do arquipélago e a única que ainda acolheu estas comemorações.

O Dia dos Açores, que se destina a comemorar a açorianidade e a autonomia, foi instituído pelo parlamento regional em 1980, tendo sido já comemorado em oito ilhas do arquipélago e junto de comunidades emigrantes, como Fall River (EUA) ou Toronto (Canadá)."
A União, 8 de Maio de 2010