domingo, 20 de outubro de 2013

Diário Insular: Estudar os achados [arqueológicos]

"Durante os trabalhos de ontem foi aprovada, por unanimidade, uma proposta do PPM, para que sejam estudados os achados arqueológicos da Grota do Medo, Monte Brasil e Corvo.
Segundo Paulo Estêvão, "é necessário promover um trabalho científico multidisciplinar tendo em vista apurar a natureza e relevância dos achados desses achados arqueológicos".
Para o deputado do PPM, só com um estudo aprofundado "será possível terminar com a polémica em torno desta questão".
Luiz Fagundes Duarte referiu que existe uma comissão especializada criada pelo Governo Regional para estudar os achados arqueológicos que já está no terreno e vai apresentar sábado (hoje) "as primeiras impressões, procedendo posteriormente à elaboração de um relatório, que será depois avaliado e sobre o qual serão tomadas as medidas necessárias".
Por outro lado, o deputado do PSD, Luís Rendeiro, acusou o Governo Regional de ter "desprezado" os investigadores locais responsáveis pela descoberta dos achados ao não os integrar na comissão.
"Convinha que o senhor secretário explicasse porque é que investigadores como Nuno Ribeiro, Anabela Joaquinito, Félix Rodrigues, Antonieta Costa, Patrizia Granziera, Isik Sahine, ou Romeo Hristov - da Universidade do Texas - ficaram de fora da comissão. Nenhum destes investigadores gastou um cêntimo à Região", referiu.
Artur Lima, líder parlamentar do CDS/PP, lamentou que tenha sido convidada para a comissão a arqueóloga que já tinha feito um relatório sobre os achados a pedido do Governo Regional e que depois efetuou, no passado mês de julho, em Lisboa, uma conferência "onde insultou os açorianos".
Na resposta aos deputados da oposição, o secretário regional da Educação, Cultura e Ciência frisou que a comissão é constituída por especialistas com "mérito científico reconhecido a nível nacional e internacional" e que a integração dos investigadores locais nos trabalhos foi deixada ao critério dos seus membros."
In jornal Diário Insular